CNH SP – Como tirar, Valor, Consultar Pontos

CNH SP é um documento que várias pessoas precisam, tanto para a vida profissional, como também para a pessoal. O processo para tirar esse documento é um pouco extenso e composto de duas etapas, a primeira é a parte teórica e a segunda a parte prática.


A Carteira Nacional de Habilitação é um documento expedido pelo órgão do Detran do estado de São Paulo. Esse documento é uma permissão para dirigir, a primeira habilitação é para motocicleta e similares e também para automóvel e veículos semelhantes, também conhecido como CNH São Paulo A e B.


Veja também:

CNH SP

Para tirar a Carteira de habilitação em São Paulo é necessário entender que o primeiro documento de habilitação para candidatos aprovados é referente a CNH A e B. Posteriormente, preenchendo os requisitos necessários, o condutor pode estar tirando habilitação para dirigir outros veículos maiores.

CNH SP

A mudança de categoria CNH SP só poderá ocorrer se o condutor preencher os requisitos necessários. Para isso é necessário não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em inflações médias durante os últimos 12 meses.

Como tirar a CNH em SP

Se você deseja saber como tirar CNH São Paulo entenda que o processo é semelhante ao de outros estados. Veja os requisitos para tirar sua primeira habilitação, lembrando que os requisitos citados anteriormente são para aqueles que desejam fazer a mudança de categoria.

Requisitos para tirar a CNH SP:

  • Necessário ser penalmente imputável e ter 18 anos;
  • Necessário saber ler e escrever em português;
  • Necessário ter documento de identidade, sendo RG ou equivalente, com foto atual e CPF próprio.

A melhor maneira de você iniciar a solicitação desse documento é por meio de um Centro de Formação de Condutores, também conhecido como autoescola. O processo será organizado por esse centro, eles vão te passar todos os valores e como funciona.

CNH SP

A parte teórica tem prazos estabelecidos e você fará um curso onde aprenderá sobre as regras de trânsito. Posteriormente, você fará uma prova onde avaliará os seus conhecimentos, será necessário atingir o número mínimo de acertos para ser aprovado.

Veja as etapas para tirar o documento:


  • Entrada do processo se dá por meio da autoescola;
  • Você terá que fazer um exame médico, nele estará incluso o exame no oftalmologista que é muito importante;
  • Depois tem o exame psicotécnico;
  • Feito os exames anteriores, o próximo passo são as aulas teóricas e práticas.

A parte prática só poderá ser iniciada quando você for aprovado na parte teórica. Caso isso não ocorrer, você poderá fazer um agendamento do seu teste. Isso tem um custo a mais no seu processo, esses valores deverão ser vistos diretamente com a autoescola que você está fazendo o processo.

Importante que você procure se sair bem em ambas as partes para evitar que o processo fique ainda mais caro do que já é. Isso porque se você precisar fazer um teste novamente, seja ele prático ou teórico, terá um custo a mais para isso. Portanto, procure evitar.

Valor da CNH SP

O valor da Carteira de Habitação em SP pode variar muito, dependendo do Centro de Formação que você fará o processo. É necessário fazer uma pesquisa de preços para encontrar com valor mais acessível para o processo.

Existem inúmeros centros de Formação de Condutores em São Paulo e você deverá fazer um levantamento de valores com pelo menos três empresas diferentes. Somente assim para que você possa encontrar aquela que ofereça o valor mais acessível para você.

O preço para quem for tirar CNH A e B pode girar em torno de R$1.300. Portanto, é importante pesquisar os valores para que você possa encontrar aquele que for mais acessível.

Os valores já envolvem todos os gastos, como curso teórico, exame psicotécnico, psicológico, entre outros detalhes que compõem o mesmo. Caso o interessado tenha que fazer algum teste duas vezes, um valor extra será cobrado, o centro de formação te passará essas informações.

Como consultar pontos da CNH SP

Depois que você já tiver com a sua CNH São Paulo em mãos é possível fazer a consulta de pontos pela internet. Para isso você só tem que utilizar o recurso criado pelo Detran do estado de São Paulo.

Entenda como realizar a consulta de pontos da CNH SP através da internet. Consultar pela internet é muito mais viável do que ter que ir até os atendimentos presenciais. Quem ainda não sabe como consultar, poderá conferir as informações dadas a seguir que mostra como funciona:

CNH SP

Para ter acesso aos serviços on-line presentes no site do Detran do estado de São Paulo será necessário que você faça um cadastro. Caso você já tenha, basta informar o número do CPF ou CNPJ e a senha.

Quem ainda não tem cadastro, basta clicar na opção abaixo do campo de Login, nela tem como fazer o cadastramento que é gratuito e poderá ocorrer em qualquer horário do dia.

CNH SP – Como tirar, Valor, Consultar Pontos
5 (100%) 2 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *